Redes sociais

A importância das métricas nas redes sociais

Você já deve imaginar a importância das métricas nas redes sociais, tendo em vista que as redes sociais são de extrema importância para que uma estratégia de marketing digital tenha sucesso, e para estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, e por consequência receber aumento de vendas, fidelização, e um espaço mais garantido dentro do mercado.

Porém, para saber que tudo isso está funcionando, é preciso analisar as métricas disponíveis para as redes sociais, pois assim você recebe em dados a certeza de que está funcionando ou não, e todas as informações que precisa para poder melhorar.

Mas quais são as métricas?

Veja alguns exemplos:

  • visualizações;
  • curtidas;
  • alcance;
  • impressões;
  • seguidores;
  • compartilhamentos e muitas outras!

Agora descubra qual a importância das métricas nas redes sociais.

Conhecer melhor o público

Através das métricas fornecidas pelas mídias sociais, é possível encontrar informações sobre o seu público, como:

  • idade;
  • sexo;
  • hora e dia que mais estão online na plataforma;
  • país e estado onde a concentração é maior.

Informações como essas são cruciais na hora de traçar estratégias e criar uma campanha da sua marca, pois é com base nesses dados que a maioria das estratégias de marketing digital e comunicação é decidida.

Analisar a distribuição

Também existem métricas nas redes sociais que te dão a oportunidade de analisar como está a distribuição do seu conteúdo ou campanha, te entregando dados que irão te ajudar a traçar a próxima estratégia.

Assim você pode ver o quanto a rede social está entregando as suas publicações para os seus seguidores.

Entender o envolvimento do público

A métrica mais tradicional e conhecida é a do engajamento, que te dá a oportunidade de entender um pouco mais do que o seu público-alvo gosta e como eles interagem com os seus conteúdos. 

Acompanhar desempenho das campanhas

A partir do momento em que as estratégias de marketing digital, de redirecionamento para links externos, são colocadas em prática nas redes sociais, já é possível verificar as métricas e acompanhar o desempenho da campanha, vendo o que está funcionando e onde.

Dessa forma você também consegue medir a interação do seu público com a sua campanha, e não apenas com conteúdos de informação.

Compreender o impacto das redes sociais nos resultados de cada campanha

Veiculando campanhas e acompanhando as métricas nas redes sociais, é possível verificar qual o impacto que essa campanha está gerando nas vendas, o que é de extrema importância para quem tem e-commerce.

Assim você pode analisar melhor de onde vem as vendas, e intensificar as estratégias de marketing no lugar certo.

Estabelecer novas estratégias

Com os dados oferecidos por todas as métricas, é possível fazer uma análise para entender o que está errado e que não deu certo, e então decidir quais são os pontos que podem ser ajustados para corrigir esses erros e obter melhores resultados, pois isso influencia diretamente no seu faturamento.

Agora que você já sabe a importância das métricas nas redes sociais, que tal traçar uma melhor estratégia de marketing digital? 

Saiba porque terceirizar a produção de conteúdo da sua empresa!

Amura Comunicação | Agência de publicidade em Curitiba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *