Banco,  Dinheiro,  Economia,  Finança

Como se planejar antes de pegar um empréstimo

Atualmente, um dos maiores motivos que levam brasileiros a solicitar empréstimos é o pagamento de dívidas. Esses dados são do Serviço de Proteção Crédito (SPC Brasil) e enfatizam que o empréstimo geralmente é para pagar faturas atrasadas de cartão de crédito, empréstimos anteriores e prestações atrasadas de lojas. 

Independentemente se você precisa saldar dívidas ou conquistar um sonho, todo empréstimo tem um custo, que aparece na forma de juros. 

Por isso, que todo empréstimo é uma dívida e, para que não vire uma bola de neve, é importante ter um planejamento financeiro para ter êxito no momento de pagá-lo.

Se você está pensando em pedir um crédito, veja como se planejar antes de pegar um empréstimo e não ter problemas futuros. “Bora” lá?

Veja 5 dicas antes de pegar um empréstimo

Se você está pensando em solicitar um crédito, mas ainda está na dúvida, veja 5 dicas antes de pegar um empréstimo: 

  1. Análise o motivo real para você pegar o empréstimo;
  2. Se houver dívidas, tente negociá-las o quanto antes;
  3. Pesquise e compare todas modalidades disponíveis;
  4. Faça comparação entre as taxas de juros existentes e prazos para pagamento;
  5. Trace um plano de ação para que não existam pendências financeiras.

Verifique sua real necessidade

Reflita qual é o real objetivo ao pegar esse empréstimo. Antes de qualquer atitude, faça um planejamento financeiro considerando todas suas despesas e receitas. Depois dessa planilha, analise todas as opções viáveis antes de buscar um crédito.

Lembre-se que qualquer gasto desnecessário como uma viagem a lazer, por exemplo, pode piorar a sua situação financeira. 

Porém, caso seja um custo de ordem emergencial, como algo relacionado à saúde ou uma oportunidade de negócio, lembre-se de considerá-la em seu planejamento para que você consiga quitar esse empréstimo rapidamente.   

Tem dívidas? Busque negociá-la o quanto antes

Se você tiver dívidas, procure negociá-las antes de adquirir um empréstimo. Afinal de contas, como já citamos acima, pegar um empréstimo é ter mais uma dívida para pagar. 

Caso você não tenha esse cuidado, a probabilidade da dívida mais o empréstimo virar uma bola de neve é considerável.

Às vezes, você pode considerar trocar essa dívida por um empréstimo com taxas de juros bem mais acessíveis e baratas. Faça muitas pesquisas antes de bater o martelo. Não se esqueça do seu planejamento financeiro pessoal é muito importante para essa tomada de decisão. 

Pesquise modalidades disponíveis

Procure usar a internet a seu favor. Através da rede, use para pesquisar as diversas modalidades de empréstimos disponíveis no mercado. Logo abaixo, segue a sugestão de alguns tipos de empréstimo mais procurados:

  • Empréstimo com garantia: nessa opção você pode colocar seu veículo ou imóvel como garantia de quitação do empréstimo. Uma das grandes vantagens dessa modalidade é que as taxas de juros são mais baixas, já que o risco de inadimplência é menor do que empréstimo do tipo pessoal, por exemplo;
  • Empréstimo pessoal: é o tipo mais popular de todas as modalidades de empréstimo. As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira escolhida, a garantia oferecida e, sem esquecer, os níveis burocráticos;
  • Empréstimo para autônomo: caso você não possua registro em carteira, algumas instituições financeiras têm uma solução diferenciada de empréstimo. Eles usam a movimentação bancária como pré-requisito, já que a partir dela é possível fazer uma análise da renda do tomador do empréstimo.

Compare taxas e prazos da oferta
É importante destacar que as taxas de juros não são iguais. Elas variam conforme as modalidades, dependendo da garantia oferecida pelo solicitante do empréstimo, do tempo que será usado para quitar o crédito e, inclusive, do momento econômico que foi pego o empréstimo. Também pode ser influenciada pela organização financeira que você escolher.

O importante é comparar sempre as taxas de juros envolvidas e os prazos de pagamento. Para você ter ainda mais facilidade, opte por usar um simulador de empréstimo.

Trace um plano de ação para quitar a pendência financeira

Como já citado anteriormente, somente com um planejamento financeiro é que você terá êxito em quitar seu empréstimo sem maiores contratempos. Por isso, ressaltamos a importância de ter um plano de ação consolidado. 

Lembre-se de antes de pedir seu empréstimo, sempre entender o motivo dessa ação e seguir fielmente como planejado desde o começo. Persistir com uma pendência financeira só vai gerar mais dores de cabeça a você.

Empréstimo online: facilidade para você

O empréstimo online é uma das modalidades com maior segurança e acessibilidade do momento. Pense que o processo é realizado com toda segurança, comodidade e conforto da sua casa. Você consegue comparar e escolher o empréstimo que mais se encaixe com seu perfil.  

Para conseguir essa contratação, basta apenas ter um notebook pessoal e acesso à internet e seguir todos os cuidados necessários. Estes cuidados são: não antecipar pagamentos antes de receber o dinheiro e apenas fechar um contrato com uma instituição idônea, é que você escolherá o empréstimo que mais cabe no seu bolso! 

Todo cuidado é pouco

Lembre-se de seguir esses conselhos antes de assinar qualquer contrato de um empréstimo online:

  • Confirme se a instituição financeira possui cadastro ativado no Banco Central;
  • Não pague nenhuma parcela antes de ter recebido o empréstimo;
  • Compare e pesquise. Análise o que as pessoas estão falando nas redes sociais da instituição financeira que você está pensando em escolher;
  • Veja se o site da fintech possui certificado de segurança (aparecerá uma mensagem de alerta, além de um cadeado na parte inferior da página). 

De qualquer forma, leia com atenção todas as recomendações dadas nesse artigo antes de tomar a decisão final de pegar o empréstimo. Você concorda com essa afirmação? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

https://jurosbaixos.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *